Hatha Yoga e Adolescência

Por Celina Moller, formada pelas Faculdades Integradas Espírita – Curso Sequencial de Hatha Yoga com ênfase em Yogaterapia (2007) e em Curso Livre de Yoga na mesma instituição (2005), atualmente ministra práticas no Dhyana Yoga e Spa, no setor Marista, em Goiânia

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adolescência ocorre entre 10 e 19 anos, período onde o jovem deixa a infância e mergulha em sua fase adulta. Este processo pode ser considerado bastante desafiador, afinal não bastam as variações hormonais e confusões emocionais, há também as grandes responsabilidades como os estudos e pressões para a escolha da profissão, assumindo grande peso na vida dos jovens.

Na atualidade eles encontram grandes obstáculos à saúde emocional, principalmente no período do vestibular. Alguns moram em cidades interioranas e precisam se afastar da família para se preparar para a futura carreira. Outro fator determinante da qualidade emocional dos adolescentes, que tem interferido de forma preocupante na educação deles, é o enorme volume de tempo gasto com estímulos como jogos e redes sociais, diminuindo cada vez mais seu tempo de descanso saudável e contato com ambientes naturais.

O que se nota é um aumento significativos de jovens com altos níveis de stress e ansiedade e isto provavelmente ocorre por fontes múltiplas. O papel da sociedade – isto engloba pais, educadores, profissionais da área de saúde, gestão pública , formadores de opinião e outros – é voltar um olhar atento ao jovem e o auxiliar em uma transição saudável à vida adulta.

As práticas de Hatha Yoga tem atraído pessoas de todas as idades e para os adolescentes, ela pode ser uma ótima ferramenta para minimizar ansiedade e diminuir impactos do stress. Por meio de posturas psico-físicas, respiração consciente, atitude mental meditativa e relaxamento. A prática auxilia jovens e adultos a conciliar a realidade competitiva com uma qualidade de vida mais saudável. O Yoga ajuda corpo e mente se reintegrarem produzindo bem-estar duradouro, além de, claro, força física e emocional para enfrentar os obstáculos comuns na vida de qualquer pessoa.

Observe alguns dos principais benefícios:

Na fase da adolescência é comum alguns encurtamentos e má postura, o que pode melhorar significativamente através das posturas de alongamento e fortalecimento;

Melhora do humor, auxilia no equilíbrio do sono e aumenta a concentração;

O jovem passa a perceber melhor suas emoções e necessidades, atingindo a idade adulta com maturidade psíquica;

Melhora vitalidade e alegria interior.

As práticas regulares de Yoga podem garantir uma vida mais saudável. Entretanto, aliar as posturas a bons hábitos como alimentação balanceada, não ingestão de drogas (lícitas ou ilícitas), uma rotina de sono equilibrada, assim como hábitos sociais salutares traz, sem dúvida, resultados curativos e eficientes em tornar a vida mais leve e satisfatória.

Compartilhar:

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *